Pular para o conteúdo principal

PROPOSTA PEDAGÓGICA
A escola hoje possui um caráter formador, aprimorando valores e atitudes, desenvolvendo desde a educação infantil, o sentido da observação, despertando a curiosidade intelectual das crianças, capacitando-as a serem capazes de buscar informações, onde quer que elas estejam a fim de utilizá-las no seu cotidiano. Dentro dessas perspectivas, a Educação Infantil deve permitir que as crianças sejam pensadores, aprendam a refletir sobre seus modelos mentais, aprendam a instruir-se em equipe e a construir visões compartilhadas com os outros.  

A proposta pedagógica do Centro Educacional Maria da Glória leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN.

A metodologia de ensino do  
Centro Educacional Maria da Glória está baseada na proposta socio-interacionista, ou seja, o aprendizado se da através das interações com o outro e com o meio, como desencadeador do desenvolvimento sócio-cognitivo. Para Vygotsky e seus colaboradores, o desenvolvimento é impulsionado pela linguagem, é o próprio processo de aprendizagem que gera e promove o desenvolvimento das estruturas mentais superiores.

Educação Infantil deve ser orientada pelo princípio básico de procurar proporcionar, à criança, o desenvolvimento da autonomia, isto é, a capacidade de construir as suas próprias regras e meios de ação, que sejam flexíveis e possam ser negociadas com outras pessoas, sejam eles adultos ou crianças. 


PROPOSTA PEDAGÓGICA - Educação Infantil

Considerando a Lei de Diretrizes e Bases - 9394/96 - e o Estatuto da Criança e do Adolescente, a escola se propõe a um trabalho baseado nas diferenças individuais e na consideração das peculiaridades das crianças na faixa etária atendida pela Educação Infantil.

Embora as crianças desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todas as crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que apresentam nas diferentes faixas etárias através de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.


A definição dos objetivos em termos de capacidades - e não de comportamentos - visa ampliar a possibilidade de concretização das intenções educativas, uma vez que as capacidades se expressam por meio de diversos comportamentos e as aprendizagens que convergem para ela podem ser de naturezas diversas. Ao estabelecer objetivos nesses termos, o professor amplia suas possibilidades de atendimento à diversidade apresentada pelas crianças, podendo considerar diferentes habilidades, interesses e maneiras de aprender no desenvolvimento de cada capacidade.

Respeito à diversidade dos alunos é parte integrante da nossa proposta. Para que seja incorporada pelas crianças, a atitude de aceitação do outro em suas diferenças e particularidades precisa estar presente nos atos e atitudes dos adultos com os quais convivem na instituição. Começando pelas diferenças de temperamento, de habilidades e de conhecimentos, até as diferenças de gênero,
de etnia e de credo religioso, o respeito a essa diversidade deve permear as relações cotidianas.

É tarefa primordial da escola a difusão de conteúdos. Não conteúdos abstratos, mas vivos e concretos, portanto, indissociáveis da realidade social.


Um ensino que segue a linha "diálogo - ação - compreensão - participação baseada em relações diretas da experiência do aluno, o que se presta aos interesses sociais, já que a própria unidade escolar pode contribuir para eliminar a seletividade social e torná-la democrática.

A condição para que a escola sirva aos interesses sociais e garantir a todos um bom ensino, isto é, a apropriação dos conteúdos curriculares básicos que tenham ressonância na vida dos alunos.

Entendida nesse sentido, a educação é uma das mediações pela qual o aluno, pela intervenção do professor e por sua própria participação ativa, passa de uma experiência inicialmente confusa e fragmentada, a uma visão organizada e unificada.

Em síntese, a atuação da escola consiste na preparação do aluno para o mundo adulto e suas contradições, fornecendo-lhe um instrumental por meio da aquisição de conteúdo e da socialização, para uma participação organizada e ativa da democratização da sociedade.


Se o objetivo da escola é privilegiar a aquisição do saber, e de um saber vinculado à realidade social, é preciso que os métodos favoreçam a correspondência dos conteúdos com os interesses dos alunos e que estes possam reconhecer nos conteúdos, o auxílio ao seu esforço de compreensão da realidade.

Nossa proposta metodológica tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, através do desabrochar de vários aspectos da criança, inspirada nas teorias de Jean Piaget e Maria Montessori, adaptadas e transformadas ao ensino tradicional, através de planejamentos adequados a cada faixa etária, com conteúdo forte e constante, propiciando assim a estabilidade de ensino e lógica seqüencial do mesmo na vida escolar do aluno.

Com inspiração na pedagogia inspirada na psicogenética de Jean Piaget e nas propostas educacionais de Maria Montessori, buscamos a integralização da criança através do desenvolvimento dos aspectos biológicos, psicológicos e sócio-culturais, de onde são originados todas as atividades dos currículos de cada curso, desenvolvidos mês a mês, semana a semana, através de planejamentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Volta às aulas!!!!! Hoje é um dia especial para todos nós do CEMAG, iniciaram as aulas e estamos muito felizes. Confira as nossas fotos.
Semana da Criança 2016 PROGRAMAÇÃO SEMANA DAS CRIANÇAS Data - Horário Atividades -  Cronograma 10/10/2016 Segunda-feira 08:00 – 09:30 Aula normal 09:30 – 10 : 00 Festival de cachorro – quente 10 : 00 – 11 : 30 Palhaça Jujubinha – teatro de Fantoche – show  mágico, mini gincana 11/10/2016 Terça-feira 08:00 – 09:30 Aula normal 09:30 – 10:00 Festival e cupcake 10 :00 – 11:30 Cinema na escola  - COM PIPOCA  A BABÁ ENCANTADA (G4 AO 5º ANO) – Local:Pátio – usar o Datashow Frozen (G2 e G3) LOCAL: sala de vídeo   12/10/2016 Dia das Crianças – Feriado – QUARTA-FEIRS 13/10/2016 Quinta-feira 08:00 – 09:30 Aula normal 09:30 – 10:00 Festival de pizza 10 :00 – 11:30 Pintura no papel met...
Trabalhando a Consciência Negra nas escolas O Centro Educacional Maria da Glória atende ao seu público de Educação Infantil e Fundamental I com metodologias que incluem o uso do livro didático aliados a projetos educacionais. Nesse ano de 2016, O projeto MARIA DA GLÓRIA, UMA DEUSA DO ÉBANO aplicou as seguintes ações. Estudar Ícones da MPB: DORIVAL CAYMMI (Educação Infantil); GILBERTO GIL (1º ano); MARGARETE MENEZES (2º e 3º ano); TIM MAIA(4º e 5º ano). O projeto visava mostrar a música de qualidade as crianças, além dos artistas negros. Durante todo mês de novembro a identidade étnica foi valorizada desde a culinária, obras de arte, cabelo e traços afro-descendentes. Todas as atividades realizadas artisticamente pelos alunos ficaram expostas no pátio da escola podendo ser vistas por toda comunidade escolar incluindo os pais que visitaram a escola no dia da culminância, marcada pelo desfile que envolvia o concurso da escolha do DEUS E DA DEUSA DO ÉBANO, ...